quarta-feira, 1 de maio de 2013

Armas e gadgets – Ratchet & Clank

Um dos títulos de plataforma de maior sucesso do PS2, Ratchet & Clank (2002) é um apanhado de tudo o que a indústria dos jogos eletrônicos havia lançado anteriormente. A jogabilidade de Super Mario 64, o visual de Crash Bandicoot e o arsenal de Jet Force Gemini marcam presença, mas a abundância de influências não impede que a primeira aventura estrelada pelo alienígena Ratchet e o robozinho Clank seja repleta de frescor e energia.

A saga do mecânico da raça Lombax para salvar Veldin – planeta em que vive – e toda a galáxia de uma ameaça de destruição iminente também foi exitosa ao apresentar inúmeros coadjuvantes cheios de carisma, como o insano “super-herói” Captain Qwark e o destrambelhado skatista Skidd McMarxx. A fórmula deu tão certo que a Sony já anunciou a estreia dos personagens no cinema, em longa-metragem que deve ser lançado em 2015.

Enquanto isso, confira um Top 5 com as armas e gadgets mais legais do primeiro jogo da franquia:

Todos os planetas criados para o jogo parecem saídos de clássicos da ficção científica, como Star Wars e Star Trek, e escondem muitos segredos. Para explorar algumas áreas menos visíveis, Ratchet conta com a ajuda das magneboots, que lhe permitem acessar superfícies magnetizadas e realizar proezas como se mover de ponta-cabeça. O friozinho na barriga provocado pela instabilidade latente é um dos pontos altos do game.

Os inimigos de Ratchet e Clank não poupam esforços para atrapalhar a dupla. Alguns já estão à espera dos heróis a quilômetros de distância, e o jeito mais eficaz de acabar com esses carrascos é utilizar o devastator, um lançador de mísseis que, como o próprio nome sugere, tem grande poder de alcance e destruição. A precisão impecável da mira também é fundamental para acabar com a farra dos robôs sem correr o risco de ser atingido pelo fogo cruzado.

O holo-guise é um dos acessórios mais populares da franquia. No episódio de estreia, este aparelho ajuda a dupla de aventureiros a se infiltrar em áreas de segurança máxima. Os protagonistas assumem a aparência de robôs e se passam por membros do time maligno. Com o recurso, Ratchet e Clank conseguem entrar amigavelmente em locais repletos de armadilhas para, logo em seguida, revelarem a verdadeira identidade. A situação desconcertante dos inimigos diante da traição é simplesmente impagável. 

O jeito mais eficaz de se livrar de inimigos localizados em áreas muito perigosas é aproveitar os serviços dos “agentes da destruição”. Estes robôs minúsculos são liberados pela glove of doom e não perdoam quem estiver pela frente – até os adversários mais perversos padecem diante desses auxiliares incansáveis.

Inimigos pequenos costumam aparecer aos montes e não dão trégua nenhuma. Por isso mesmo, uma solução instantânea e bem-humorada para acabar com esses incômodos ambulantes é a arma mais interessante de todo o jogo. O morph-o-ray foi projetado para desintegrar os alvos, mas alguma coisa não funcionou como previsto e o equipamento passou a transformá-los em galinhas! Além de ser uma “mão na roda”, o raio proporciona momentos de descontração em meio ao agito que toma conta das aventuras de Ratchet e do robozinho Clank.


Nenhum comentário:

Postar um comentário