sexta-feira, 26 de abril de 2013

Molezinha – Super Mario 64

Clássico absoluto dos anos 1990, Super Mario 64 fez a transição dos jogos do encanador bigodudo para o 3D e, graças à mente incansável de Shigeru Miyamoto, estabeleceu novas possibilidades para as aventuras do personagem. Com a complexidade presente em cada um dos 15 mundos criados para o jogo, Mario se tornou também um exímio explorador. A necessidade de investigar todos os cantos e passagens de cada fase fez deste game um presente e tanto para quem cresceu acompanhando o mascote nos títulos para Nintendinho e Super Nintendo.
 

Super Mario 64 também ficou marcado por algumas missões especialmente difíceis, principalmente aquelas que envolviam plataformas suspensas e abismos infinitos. Para coletar as 120 estrelas espalhadas pelo game, o jogador precisava se empenhar e, não raramente, repetir inúmeras vezes a mesma fase. Mundos como “Shifting Sand Land” (o do deserto), “Tick Tock Clock” (o do relógio) e “Rainbow Ride” (o do arco-íris) ficaram eternizados na memória de quem varava madrugadas em busca de muita aventura.

Mas, para alívio de todo mundo, Super Mario 64 também possui algumas missões bastante simples – fundamentais para permitir algum momento de tranquilidade antes da próxima sessão de sufoco extremo. Confira a seguir o Top 5 das estrelas mais fáceis de conquistar em todo o jogo:

Ainda no início, a missão “Shoot To The Island In The Sky” serve para apresentar ao jogador a habilidade de utilizar canhões para se deslocar dentro de uma fase. Para conseguir essa estrela, basta entrar no canhão que está próximo ao topo da montanha e mirar na árvore da ilha flutuante. Em comparação a outras passagens semelhantes, essa aqui é apenas um treinamento leve.

Há um imenso monstro aquático em uma das áreas de “Haze Maze Cave”, mas a presença da besta não é sinal de que uma batalha está prestes a acontecer. Mario pode subir na fera amigável e, após um ground pound, conseguirá controlar o animal até atingir uma ilha no meio do lago. Depois, é só aumentar a coleção de estrelas e comemorar.

“Dire, Dire Docks” possui algumas missões desafiadoras, mas este não é o caso de “Board Bowser’s Sub”. Para chegar até esta estrela, Mario precisa apenas nadar até a segunda área da fase, onde encontrará o submarino do arquirrival Bowser. Mas ainda não é hora de enfrentar o réptil maquiavélico. O prêmio dourado está aguardando o encanador no topo do submarino, e não será necessário um grande esforço para chegar lá.

Algumas missões que envolvem escorregadores rendem horas de tentativas fracassadas ao longo do jogo. Mas a primeira estrela de “The Princess Secret Slide” não exige mais do que alguma habilidade básica no comando analógico do controle. Mario pode cruzar a linha de chegada sem se preocupar com armadilhas ou inimigos. A alegria, no entanto, dura pouco. A fase guarda uma estrela bem mais complicada: é preciso completar o mesmo percurso em menos de 21 segundos.

“Tick Tock Clock” já foi descrito aqui como um dos mundos mais complexos e difíceis do jogo. E coletar as oito moedas vermelhas seria tarefa bastante árdua se Mario não pudesse controlar a velocidade do tempo no local. Quando o encanador entra na fase com o ponteiro do relógio apontado para o 12, as engrenagens ficam desligadas e facilitam o trabalho de trocar as moedas vermelhinhas por mais uma estrela dourada.


Fora de competição: Existem algumas estrelas que são simplesmente presenteadas ao jogador. No porão do castelo, antes de “Haze Maze Cave”, o simpático Toad lhe dá uma estrela apenas por conversar com ele, e repete isso em outras duas ocasiões: no segundo andar, próximo às escadas para o piso superior, e ao lado do relógio, na torre mais alta do castelo. Em compensação, as duas estrelas obtidas ao capturar o coelho fanfarrão que se esconde no subsolo podem render alguns momentos de perturbação. 

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